Cinco vantagens da terceirização dos processos de comércio exterior

A globalização está cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas e das empresas brasileiras. Ao olharmos os produtos que nos cercam, percebemos que a maioria não é produzida no Brasil. O desenvolvimento tecnológico e a era digital transformou o hábito de compra das pessoas, que hoje conseguem comprar produtos internacionais sem sair de casa.

Apesar de que os processos de importação e exportação estão muito mais simples do que eram no passado, lidar com o mercado externo, requer conhecimentos e habilidades que nem sempre são ensinados na escola e nas universidades. As chamadas soft skills são habilidades comportamentais, competências subjetivas difíceis de avaliar, mas são essenciais ao negociar com diferentes países, onde a cultura, a comunicação e os estereótipos tornam-se barreiras que demandam profissionais qualificados.

Muitas empresas deixam de desenvolver negócios internacionais, pois, têm dificuldade em desenvolver um departamento de comércio exterior em suas empresas. A terceirização destes processos altamente especializados vem como uma boa alternativa para aquelas empresas que querem minimizar os riscos ao entrar no mundo dos negócios. A coluna de hoje abordará cinco vantagens na terceirização dos processos de comércio exterior:

Viajar a passeio a um país difere muito de uma viagem de negócios. Na viagem de turismo tendemos a conhecer capitais, visitar lugares turísticos onde as pessoas estão prontas para receber o turista estrangeiro, disponibilizar de um tempo maior para realização das atividades e curtir o momento sem stress e pressão. Ao contrário, em uma viagem de negócios, normalmente as visitas são realizadas em polos fabris, muitas vezes em cidades que não são metrópoles, onde as pessoas nem sempre dominam o inglês, em momentos que são necessárias difíceis negociações, e em que a forma de realizar negócios geralmente é bem diferentes das que encontramos no Brasil. O profissional especializado em comércio exterior, comumente já teve vivência internacional, conhecendo mais a fundo a cultura de diferentes países. A utilização de empresas especializadas é uma das vantagens na terceirização dos processos de comércio exterior e funciona como um atalho na inserção aos negócios internacionais. Iniciar uma negociação com o pé direito faz toda a diferença na perenidade dos negócios.

Toda negociação internacional, demanda a comunicação em um idioma estrangeiro. Até mesmo o Português de Portugal pode ser uma barreira se não estivermos habituados e conversar com Portugueses. Atualmente, o Brasil possui muitos parceiros importantes tais como China, Alemanha, Argentina, Itália, Estados Unidos, etc. É comum que os países adotem o inglês como idioma internacional. A fluência em inglês é mandatória no comércio exterior. Entretanto, quando dois países adotam uma terceira língua para se comunicarem, há sempre um risco de que ocorram falhas na comunicação. Uma empresa especializada em comércio exterior, normalmente possui profissionais com proficiência em mais de um idioma estrangeiro facilitando as negociações com os parceiros internacionais.

Cada produto negociado com o exterior possui uma legislação específica e seus respectivos órgãos fiscalizadores, tanto no Brasil quanto no exterior. Na importação, por exemplo, alimentos normalmente são regidos por normas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); remédios são normatizados pela Vigilância Sanitária; pneus requerem homologação pelo Inmetro; explosivos utilizados em mineração são regulados pelo Exército Brasileiro; alguns produtos químicos são controlados pela Polícia Federal. Se as empresas, importam seus produtos sem conhecer as legislações específicas, podem ficar com seus produtos parados nos portos gerando atrasos e altos custos de nacionalização, além do pagamento de multas em alguns casos. Empresas especializadas, pela prática do dia-a-dia, estão acostumados a lidarem com estas normativas, minimizando os custos e os riscos e sendo uma das vantagens na terceirização dos processos de comércio exterior.

Outro aspecto muito importante nos processos de importação e exportação são os tributos inerentes a estes e a correta classificação fiscal dos produtos. Cada produto tem uma classificação fiscal específica, e consequentemente, uma tributação correspondente. Acordos bilaterais e multilaterais entre países acabam reduzindo a carga tributária nos produtos. Em contrapartida, barreiras tarifárias impostas como medidas protetivas, aumentam os impostos na importação de determinados produtos. O governo brasileiro também concede benefícios para determinados produtos, como por exemplo, bens sem similar nacional. Como a tributação no comércio exterior, é um ramo bem específico e ainda em desenvolvimento no Brasil, empresas especializadas acabam auxiliando os contadores na gestão tributária de seus clientes.

A logística internacional tem um papel essencial no processo de importação e exportação. A escolha do transporte internacional adequado, pode variar dependendo do tipo de mercadoria, do seu peso ou volume, da sua composição e da sua natureza. Produtos pesados, tendem a ser transportados em containers de 20 pés, produtos leves podem ser otimizados em containers de 40 pés, cargas congeladas devem ser transportadas em containers refrigerados, produtos químicos líquidos são transportados em isotanks, cargas perigosas devem seguir uma documentação de transporte específica, há também cargas consolidadas para aquelas empresas que não tem volume para fretar um container inteiro. Há uma variedade grande de opções de transporte e as empresas especializadas se apresentam com estas vantagens na terceirização dos processos em comércio exterior e ajudam as empresas na escolha da melhor opção logística maximizando o sucesso nas operações de importação e exportação.

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