O mundo está mudando e os dias de falar uma língua acabaram. Para quem deseja atuar ou já atua com negócios internacionais esta é uma habilidade essencial. Embora os habitantes de muitos países falem inglês (e o interesse por esta língua sempre é permanente) conhecer outros idiomas oficiais ou não, podem ajudá-lo a ampliar horizontes e criar oportunidades. E com o entendimento de que a língua inglesa já é a número um, esta lista avalia o momento, possibilidades e motivos para se aprender outros idiomas.
Russo
Como integrante dos Brics, a Rússia tem uma movimentação econômica importante em alguns mercados. Alguns dos maiores magnatas da atualidade também são russos e tem dinheiro para investir em diferentes mercados. Além do país que sediou a última Copa do Mundo, a língua russa é uma segunda língua importante em outras economias emergentes que fazem fronteira com a Comunidade dos Estados Independentes (CEI) e Europa Oriental.
No mundo o russo é falado na Rússia, Bielorrússia, Quirguistão, Tadjiquistão, Ucrânia, Cazaquistão, Quirguistão, Moldávia, regiões separatistas da Geórgia; e como segunda língua na Armênia, Azerbaijão, Bulgária, Finlândia, Letônia, Lituânia, Sérvia, Turcomenistão e Uzbequistão.
Alemão
A Alemanha é um dos principais parceiros comerciais do Brasil e só por isso já merece estar nesta lista. Mas a Alemanha também é uma nação com significativo poder econômico no mundo. Outras nações também tem o alemão como língua oficial ou como segundo idioma, o que reforça a importância de aprendizado para quem procura por negócios internacionais em toda a Europa.
No mundo o alemão é falado na Áustria, Suíça, Luxemburgo, Liechtenstein, Itália, e Bélgica, sendo uma das línguas oficiais da União Europeia.
Espanhol
Para os brasileiros que estão cercados por nações que tem o espanhol como primeira língua chega até ser surpreendente a baixa fluência. O idioma já tem grande importância também nos Estados Unidos, sendo ensinado nas escolas, e é muito útil para que deseja fazer negócios no mundo latino. O relacionamento com o México também reforça a importância de aprender o espanhol, que apresenta uma estrutura semelhante à língua portuguesa e pode facilitar o aprendizado.
No mundo o espanhol é falado na Espanha, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela e como segunda língua em parte dos Estados Unidos. E na África, na Guiné Equatorial.
Árabe
Para os amantes do futebol (e dos negócios que ele pode gerar) o árabe ganhou importância a partir da realização da Copa do Mundo no Catar em 2022. Só que o árabe também é o idioma de alguma das nações emergentes e centros de riqueza do mundo. O Oriente Média movimenta fortunas em investimentos globais e aqueles que dominam o idioma terão uma vantagem. Vale lembrar que além dos países ricos em petróleo, o árabe é a língua oficial dos mercados ultra-fronteiriços como o Iraque e boa parte do Norte da África como a Tunísia.
No mundo o árabe é falado no Oriente Médio em países como Bahrein, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Palestina, Catar, Arábia Saudita, Síria, Emirados Árabes Unidos e Iêmen. Na África: Argélia, Chade, Comores, Djibouti, Egito, Eritreia, Líbia, Mauritânia, Marrocos, Somália, Sudão, Tanzânia, além da já citada Tunísia.
Mandarim (Chinês)
Talvez esta seja a língua mais exótica e também a mais óbvia desta lista. Com a China sendo a nova economia dominante do mundo, todos desejam e até precisem fazer negócios com eles. Como pouco chineses falam o inglês acaba sendo muito útil saber se comunicar em mandarim. Quem fala, certamente terá alguma vantagem comercial e de relacionamento. Hoje em dia a influência chinesa tem se expandido para além de suas fronteiras o que demanda mais comunicação com compradores e investidores do país asiático.
No mundo se fala mandaram na China, Hong Kong, Macau e Taiwan.
Você concorda com esses melhores idiomas para aprender? Por que você quer aprender uma segunda língua? Existe outra linguagem que você acha importante? Deixe um comentário abaixo!
Leia mais…
O auto expatriado e a carreira internacional