A economia da China cresceu 6,1% em relação ao ano anterior em 2019, dentro da meta anual do governo de 6 a 6,5%, informou o Bureau Nacional de Estatísticas (NBS). A leitura foi inferior ao crescimento de 6,6% registrado em 2018 e o menor das últimas três décadas.
O crescimento no quarto trimestre chegou a 6%, o mesmo que a taxa de crescimento no terceiro trimestre, mas inferior ao crescimento de 6,2% no segundo trimestre e ao crescimento de 6,4% no primeiro trimestre, mostraram dados da NBS.
Enfrentando crescentes riscos e desafios no país e no exterior, “o desempenho geral da economia nacional tem sido estável, a qualidade do desenvolvimento vem melhorando com os principais objetivos alcançados, estabelecendo uma base sólida para concluir a construção de uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos”, disse o chefe da NBS, Ning Jizhe.
O produto interno bruto (PIB) totalizou 99,09 trilhões de yuans (US $ 14,38 trilhões) em 2019, com o setor de serviços representando mais da metade do total.
“O PIB per capita em 2019 atingiu $ 10.276 dólares na taxa de câmbio média, excedendo a marca de 10 mil dólares”, disse Ning.
De acordo com o Banco Mundial, a população de países com PIB per capita acima de $ 10 mil dólares era de quase 1,5 bilhão em 2018. “Quando a China entrar nas fileiras desses países, sua população coletiva se aproximará de 3 bilhões, representando um grande progresso no desenvolvimento econômico e social de o mundo”, explicou Ning.
A produção industrial de valor agregado, um importante indicador econômico, expandiu 5,7% em relação ao ano anterior em 2019, desacelerando em relação ao crescimento de 6,2% em 2018.
O investimento em ativos fixos aumentou 5,4% em relação ao ano anterior em 2019, estável com o nível registrado nos três primeiros trimestres.
As vendas no varejo de bens de consumo, um importante indicador de crescimento do consumo, aumentaram 8% em relação ao ano anterior em 2019.
Com informações da DW/SCMP/GC
Leia também…
Comércio exterior da China cresce 3,4% em 2019