O Ministério do Comércio da China informou que o país asiático e os Estados Unidos concordaram em remover impostos adicionais um do outro passo a passo, à medida que avançam na busca de um acordo comercial abrangente.
Nas últimas duas semanas, as duas equipes de negociação tiveram discussões sérias e construtivas e concordaram em remover as obrigações adicionais impostas aos produtos umas das outras em diferentes fases, depois de progredirem na obtenção de um acordo, disse o porta-voz do ministério Gao Feng.
Se a China e os EUA chegarem a um acordo, ambos os lados devem simultaneamente desfazer tarifas adicionais existentes na mesma proporção, o que é uma condição importante para a assinatura de um acordo preliminar, disse Gao.
Quanto à retirada das tarifas, os dois países podem negociar com base no conteúdo do acordo da primeira fase”, afirmou.
O conflito comercial começou por causa de tarifas adicionais, então uma trégua deve ser alcançada através da eliminação de tarifas, acrescentou.
Após a disputa comercial de um ano, os dois países concluíram suas consultas técnicas sobre parte do texto do acordo da primeira fase delineado no início de outubro.
A assinatura do acordo era esperada para ocorrer durante a Reunião de Líderes Econômicos da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, que estava originalmente marcada para o final deste mês no Chile.
Questionado sobre a possível localização e o momento da assinatura do acordo, Gao disse que não tinha mais informações.
Com informações do CD