Espera-se que a China tenha cerca de 450 aeroportos civis até 2035 para atender à crescente demanda de viagens aéreas. De acordo com a Administração da Aviação Civil da China (CAAC), o país deverá para construir mais de 200 aeroportos nos próximos 15 anos. A essa altura, os aeroportos da China poderão realizar mais de 3 bilhões de viagens por ano, informa o vice-diretor da CAAC, Dong Zhiyi.
“Os aeroportos de aviação geral aumentaram de 158 em 2009 para 238 no final de outubro, com 37 movimentando mais de 10 milhões de viagens anualmente”, disse Dong. “Enquanto isso, as viagens de passageiros aéreos também aumentaram de 410 milhões para 1,26 bilhão no mesmo período”.
A expectativa é de que a China atenda 1,4 bilhão de passageiros anualmente até 2035, excedendo o número atendido nos Estados Unidos e fazendo da China o maior mercado de passageiros aéreos do mundo, de acordo com uma previsão do governo no ano passado.
No entanto, os aeroportos existentes estão desigualmente distribuídos por todo o país e estão longe de serem capazes de lidar com o vasto mercado e as crescentes necessidades de viagens.
O representante do governo, Feng Zhenglin, disse que, embora o número de aeroportos na China tenha crescido rapidamente na última década, ainda está longe de ser suficiente.
Até o momento, existem 238 aeroportos de aviação geral na China, menos da metade do número de aeroportos nos EUA.
“Atualmente, os aeroportos podem cobrir apenas 91,7% das cidades e 86,25% da população, com o número de voos realizados por pessoa abaixo de 0,5”, disse ele. “É obrigatório que construamos mais aeroportos em uma tentativa de fortalecer áreas de fraqueza no setor de aviação civil”.
De acordo com a meta, a China acelerará a expansão dos atuais aeroportos superlotados e terá pelo menos seis centros de aviação capazes de lidar com 100 milhões de viagens por ano a longo prazo, disse o representante do governo.
A China também transformará 30 aeroportos em centros de transporte abrangentes para proporcionar uma experiência de viagem mais conveniente para passageiros até 2035.
Clusters de aeroportos de classe mundial serão construídos na região do Delta do Rio Yangtze; a região de Pequim-Tianjin-Hebei; Área da Grande Baía de Guangdong, Hong Kong e Macau; e o cluster da cidade de Chongqing e Chengdu, informou Dong.
Leia também…
Novo aeroporto de Pequim abre para voos internacionais