O novo mega-aeroporto de Pequim será aberto ao público na quarta-feira, 25/9, recebendo seus primeiros passageiros após cinco anos de construção. A China Southern Airlines e a China Eastern Airlines farão os primeiros voos, saindo do Aeroporto Internacional de Pequim Daxing às 15h45, de quarta-feira, para o Aeroporto Internacional Guangzhou Baiyun e o Aeroporto Internacional Pudong de Xangai, respectivamente.
Os dois aviões serão seguidos cinco minutos depois por um voo da Air China com destino a Chengdu.
O gerente do departamento de operações do aeroporto, Qian Yuanyuan, disse que um Airbus A380 da China Meridional, um Airbus A350-900 da China Oriental e um Boeing B747-8 de terceira geração da Air China serão as aeronaves das primeiras partidas de passageiros do aeroporto. Na quarta-feira, os primeiros passageiros chegarão em voos da China United Airlines, da Capital Airlines e da Hebei Airlines, acrescentou.
Nesta terça-feira, cinco aviões de passageiros vazios chegaram para serem preparados para voos de ida. Eles incluíram dois aviões da China Oriental e um da China Meridional, Air China e Xiamen Air. Eles desembarcaram no aeroporto de Pequim depois de decolarem do Aeroporto Internacional da Capital de Pequim.
A China Southern terá 40% das faixas horárias em Daxing, seguida pela China Eastern, com 30% e outras companhias aéreas dividindo o restante, segundo a Administração de Aviação Civil da China.
A China United Airlines, subsidiária integral da China Eastern, será a primeira companhia aérea a transferir suas operações para Daxing a partir de sua atual sede no aeroporto de Pequim Nanyuan. Operará mais de 130 vôos diários a partir do novo aeroporto, servindo uma rede de 60 rotas.
Cinco anos de obras no Aeroporto de Pequim
Este ano, Daxing passou por extensos testes e experimentações. A instalação de 80 bilhões de yuans (US $ 11,7 bilhões), a 46 quilômetros ao sul do centro de Pequim, servirá como uma engrenagem importante para transferências internacionais de passageiros e melhorará a posição da capital como um hub mundial de aviação.
Com sete pistas planejadas, o novo aeroporto vai receber mais de 100 milhões de passageiros por ano, igualando o Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson Atlanta nos Estados Unidos.