Carga no porto/aeroporto, por que ela não embarcou?

Por Rafael Schneider

Quem lida diariamente com o transporte de carga internacional, eventualmente, se depara com a seguinte situação: Todos os dead lines foram cumpridos e a sua carga já está no porto ou aeroporto aguardando ser embarcada conforme a data prevista. No dia seguinte a previsão de embarque chega a “célebre” informação: “sua carga não embarcou no navio ou aeronave como previamente programada e por isso a nova data, prevista, de embarque é…”.

Os dois principais fatores que fazem as cargas ficarem no chão, ou rolarem para um próximo embarque, são overbooking e blank sailing.

O overbooking, ou excesso de reserva/carga, acontece quando uma determinada companhia marítima ou aérea vende mais espaço do que pode embarcar, como consequência, algumas cargas são cortadas do embarque programado e são realocadas no próximo embarque.

O blank sailing, ou a omissão de navio, ocorre quando o armador, operador de navio, cancela a sua escala em um específico porto ou o serviço que abrange todos os portos previstos na viagem do navio é cancelado. Quando a omissão de navio acontece, as cargas são roladas para o próximo embarque disponível, caso haja espaço.

O motivo que leva o armador ou a companhia aérea a gerar o overbooking é exclusivamente comercial. Esta situação garante que o espaço comprado pela companhia no navio, ou na aeronave, seja completamente atendido e em períodos com pouco volume de carga, ajuda a garantir o acúmulo de carga para os próximos embarques.

Diferente do overbooking, o blank sailing pode acontecer por motivo comercial ou operacional.

Contexto Comercial: quando é motivada por questões financeiras e estratégicas, como, quando a demanda por espaço no navio é baixa. Neste caso o armador cancela a viagem no intuito de acumular cargas para o navio seguinte.

Contexto Operacional: quando certa circunstância adversa obriga o armador a promover estas omissões. Casos fortuitos ou de força maior, como, por exemplo: greves ou fatores meteorológicos que impossibilitem a atracação do navio, fazendo com que o navio seja obrigado a cancelar a atracação/escala neste porto para que os demais portos da escala possam ser atendidos.

Qual é o período com maior incidência de rolagem de carga?

Peak seson, ou alta temporada, que se inicia em agosto ou setembro e que finda em novembro, ou em feriados chineses como Ano Novo Chinês e o Dia Nacional que são feriados com duração de sete dias, são períodos com maior incidência de rolagem de carga.

Como as omissões afetam seu embarque?

Se a sua carga foi reservada em uma viagem que foi cancelada ou sofreu com overbooking, ela será reprogramada para seguir na próxima partida disponível. A Ethima Logistics está constantemente em busca destas informações e mantem os clientes atualizados sobre o status das suas cargas através dos follow ups.

Se você ainda não conhece a Ethima Logistics, acesso o nosso site: www.ethima.com.br ou entre em contato comigo através do telefone (47) 3349-2767 ou por e-mail rafael@ethima.com.br