Quando as dimensões de uma carga são maiores que tamanhos regulares, esta remessa precisa de um tratamento diferenciado, chamado pelos profissionais da área como especial ou projeto. Os transportadores precisam prestar atenção para determinar o container e ainda sobre a necessidade de equipamentos especiais para a realização do trabalho.
O contêiner Standard, um dos mais utilizados no transporte marítimo, tem dois tamanhos padrões, 20’ e 40’. O de 20 pés, tem 5,9 metros de comprimento, com 2,35 metros de largura, e 2,38 m de altura. Estas são medidas internas. O de 40 pés tem o comprimento que é de 12,03 metros, também com 2,35 m de largura, mas altura de 2,69 m. Ou seja, qualquer carga que exceda estas medidas necessitará de um tratamento especial e da utilização de outras categorias de contêineres.
Planejamento
O planejamento para o transporte de cargas com excesso de dimensões é feito de forma meticulosa e deve prever etapas que vão além da movimentação no porto de origem e chegada. O diretor da Ethima Logistcs, Rafael Schneider, relata que em algumas situações é necessário utilizar veículos especiais e obter autorizações para o transporte rodoviário.
Pode ser preciso escolta de veículos batedores, mobilizar agentes de trânsito e companhia de energia para liberar a passagem de cargas com excesso de altura em locais que possuem fiação elétrica, entre outras ações”, lembra.
Execução
A incidência para transporte de cargas com excesso de dimensões (especial) é pequena, mas quando ocorre os profissionais da área buscam as soluções necessárias. Se excede os padrões de medida do Standard pode ser utilizado o contêiner Flat Rack que possui laterais e tetos abertos e é indicado para cargas de peso elevado e tamanhos irregulares. O uso do Open Top é outra possibilidade já que este contêiner permite que as cargas sejam carregadas por cima, ou de entrada lateral com o auxílio de guindastes. “Quando não é possível realizar o embarque em navios full contêineres temos outras opções como os navios Break Bulk (que acomodam cargas embaladas ou não) ou Ro-Ro (Roll on/Roll off) (quando a carga entra e sai pelos próprios meios)”, sugere Schneider.
Custos
A complexidade desta operação é um fator que incide sobre os valores do frete das cargas especiais e a expertise de um agente de carga é fundamental na operação e coordenação desta logística, onde os custos podem variar muito. “Os motivos para os custos mais altos estão ligados a pouca oferta de equipamento no país de origem, espaço ocupado pela carga com excesso dentro do navio, logística rodoviária para entregar a carga no porto e a logística portuária para o carregamento do contêiner”, justifica Rafael Schneider.
Leia também…
Capacidade técnica do porto é fundamental