Canal do Panamá tem primeira administradora adjunta

Ilya Espino de Marotta assumiu o cargo neste início de 2020

Aristides Royo, Ilya Espino de Marotta e Ricaurte Vásquez Morales. Foto Divulgação / Canal do Panamá

Em 1º de janeiro de 2020, Ilya Espino de Marotta assumiu o cargo de Administradora Adjunta do Canal do Panamá, tornando-se a primeira mulher a ocupar esse cargo. Ela já foi pioneira em seu iniciou de carreira em 1985 como a única engenheira do estaleiro.

Ilya agora trabalha ao lado de mais de 1.000 mulheres e atuou recentemente como vice-presidente de negócios de trânsito e vice-presidente executiva de engenharia durante o programa de expansão do canal do Panamá.

“Ilya supervisionou habilmente a construção do Canal Expandido, levando a hidrovia a uma nova era para o transporte global”, disse o Presidente do Conselho de Administração do Canal do Panamá, Aristides Royo.

“É uma grande honra trabalhar ao lado de uma visionária como Ilya, e tenho certeza de que ela continuará liderando o Canal em uma nova década de inovação inspirada”, afirmou o Administrador do Canal do Panamá, Ricaurte Vásquez Morales, que recentemente assumiu o cargo.

O Conselho de Administração do Canal do Panamá nomeou Ilya Espino de Marotta como Administradora Adjunta para suceder a Manuel Benitez que se aposenta após mais de 40 anos de atuação no Canal.

O anúncio ocorre quando o Canal do Panamá comemora duas décadas sob o governo panamenho, depois de ter sido transferido em 31 de dezembro de 1999.