O Canal do Panamá encerrou o ano fiscal de 2019 (AF19) com uma tonelagem recorde de 469 milhões de toneladas do Canal do Panamá (PC / UMS), um aumento de 6,2% em comparação ao AF2018. Com esse número, a hidrovia excede a projeção de 450,7 milhões de toneladas de PC / UMS para o AF2019, bem como a tonelagem recorde de 442 milhões de toneladas de PC / UMS registradas no ano fiscal anterior.
“Esses resultados recordes refletem o compromisso da força de trabalho do Canal com eficiência e investimentos contínuos em infraestrutura, o que permitirá que a hidrovia atenda à crescente demanda e ofereça um serviço confiável e seguro aos clientes”, relata o comunicado oficial divulgado pela Autoridade do Canal do Panamá (ACP).
Resultados por segmento
Durante o Ano Fiscal 2019, os trânsitos para os segmentos de gás natural liquefeito (GNL) e gás de petróleo liquefeito (GPL) aumentaram 37,6 e 6,9%, respectivamente, representando o maior ganho em todos os segmentos. Segmentos adicionais com aumentos significativos de trânsito incluíram navios petroleiros com um aumento de 5,6% e transportadora de veículos / RoRo com um aumento de 5,5%, em comparação com o ano fiscal anterior.
Em termos de tonelagem, o segmento de containers continuou a dominar com 164,87 milhões de toneladas de PC / UMS durante o Ano Fiscal 2019, dos quais 126,2 milhões de toneladas de PC / UMS transitaram pelos navios neopanamax. Os principais segmentos também incluem graneleiros em 76,5 milhões de toneladas de PC / UMS, transportadora de veículos Ro / Ro em 53,1 milhões de toneladas de PC / UMS, navios-tanque químicos em 44,3 milhões de toneladas de PC / UMS, navios de GNL em 43 milhões de toneladas de PC / UMS, navios de GLP em 37,8 milhões de toneladas de PC / UMS, navios petroleiros com 22,6 milhões de toneladas de PC / UMS e navios de passageiros com 9,9 milhões de toneladas de PC / UMS.
Principais rotas e usuários
As principais rotas que utilizam o Canal do Panamá por tonelagem de carga no Ano Fiscal 2019 incluem entre a costa leste dos EUA e a Ásia, seguidas pela costa leste dos EUA e a costa oeste da América do Sul, Europa e costa oeste da América do Sul, a costa leste dos EUA e a costa leste dos EUA. Costa Oeste da América Central e a rota costeira dos EUA.
Os principais usuários da hidrovia durante o EF19 foram Estados Unidos, China, Japão, Chile e México.
Leia também…
Tarifas do Canal do Panamá: usuários querem mais atenção
A importância do Canal do Panamá para o comércio internacional