Devido à mudança dos padrões de chuvas e dos baixos níveis históricos de água no Lago Gatun, a principal fonte de água para a hidrovia, o Canal do Panamá anunciou que implementará uma série de novas medidas a partir de 15 de fevereiro para lidar com a seca e manter um nível operacional de água e fornecer confiabilidade aos clientes enquanto implementa uma solução de longo prazo para a água.
Apesar do uso de medidas extensivas de conservação da água, as chuvas do ano passado foram 20% abaixo da média histórica e o quinto ano mais seco em 70 anos. Ele segue vários anos de precipitação abaixo da média, juntamente com um aumento de 10% nos níveis de evaporação da água devido a um aumento de temperatura de 0,5 a 1,5 graus Celsius.
Sem taxas e mudanças operacionais, projeta-se que os níveis de água do Canal caiam para níveis que afetariam os navios Neopanamax e Panamax. Essas novas medidas têm como objetivo proporcionar melhor confiabilidade nos níveis de água e, portanto, nos horários de trânsito.
As medidas contra a seca incluem os seguintes componentes:
Sobretaxa de água doce
Uma nova taxa de água doce será aplicada a todos os navios com mais de 125 pés de comprimento (LOA) que transitam pelo Canal do Panamá e incluirão os seguintes componentes: Uma taxa fixa de $ 10 mil dólares por transporte e uma taxa variável que varia entre 1% e 10% sobre o pedágio da embarcação. A aplicação dependerá dos níveis do lago Gatun no momento do trânsito (ou seja, se o lago tiver um nível mais alto, a porcentagem será menor e vice-versa).
Ajustes no sistema de reservas
O Canal do Panamá ajustará o número de vagas de reserva diárias disponíveis para 27, replicando o total oferecido durante as interrupções de faixa. A hidrovia também exigirá que cada navio pague sua taxa de reserva na totalidade no prazo de 48 horas, dependendo do período da reserva.
Taxa de criação de visitas a navios (taxa de manuseio da ETA)
Uma taxa de serviço de manuseio será aplicada a todas as visitas para trânsito no momento em que são criadas no sistema.
Juntas, as novas medidas permitirão ao Canal do Panamá antecipar melhor o número e o tipo de navios que transitam pela hidrovia e, portanto, alocar os recursos hídricos de acordo.
Para planejar adequadamente, os clientes receberão dados em tempo real dos níveis atuais e projetados do Lago Gatun, rascunhos máximos disponíveis e número e tipos de trânsitos ao solicitar trânsitos ou fazer reservas. Os níveis oficiais dos lagos serão publicados diariamente e previstos para os próximos 2 meses.
A decisão de adotar essas medidas foi tomada após uma avaliação do impacto de técnicas inovadoras já instituídas para economizar água utilizada nas operações do Canal. Por exemplo, o Canal do Panamá tem implementado bloqueios de preenchimento cruzado, uma técnica que envia água entre as duas faixas nos bloqueios Panamax durante os trânsitos e economiza uma quantidade de água equivalente à usada em seis bloqueios por dia.