O Canal do Panamá e o Porto de Roterdã assinaram um Memorando de Entendimento (MOU) para promover o comércio internacional entre a Europa e a costa oeste da América do Sul. Por meio desse acordo, as duas organizações trabalharão em estreita colaboração para otimizar as operações, incentivando o crescimento econômico e a troca de informações sobre novas oportunidades de desenvolvimento de negócios, incluindo parques logísticos e projetos de desenvolvimento portuário.
“O Canal Expandido continua reformulando as atuais rotas comerciais globais, reforçando nossa posição como o centro logístico das Américas”, disse o vice-presidente de negócios complementares, Rafael Pirro. “Estamos orgulhosos de fazer parceria com o Porto de Roterdã para garantir que nossos clientes tenham o serviço mais eficiente e consistente e desenvolvam novas oportunidades de negócios”.
O acordo ocorre em um período de crescimento para o Canal do Panamá e o Porto de Roterdã. No mês de agosto, o terminal holandês comemorou um novo recorde de transbordo nos primeiros seis meses de 2019 com 240,7 milhões de toneladas movimentadas, marcando um aumento de 3,4% em relação a 2018. Durante o mesmo mês, o Canal estabeleceu um novo recorde diário de tonelagem de 1,706 milhão, pouco antes de receber o 7.000º trânsito de Neopanamax desde a inauguração do Canal Expandido em 2016.
Acordo do Memorando de Entendimento
O MOU é renovável após dois anos e permitirá que ambas as partes compartilhem informações sobre suas capacidades tecnológicas, incluindo a implementação de ferramentas e aplicativos digitais destinados a melhorar a eficiência do transporte e a redução de custos. Além disso, o MOU inclui o intercâmbio de estudos de mercado, dados de trânsito e planos de modernização, bem como programas conjuntos de treinamento, estudos e atividades de marketing entre as duas partes.
Além do papel de polos logísticos regionais, o Porto de Roterdã e o Canal do Panamá compartilham um compromisso com o transporte sustentável. Eles já colaboraram estreitamente através de seu trabalho como membros da Global Industry Alliance (GIA), uma iniciativa de parceria público-privada da Organização Marítima Internacional (IMO). O GIA, composto por líderes da indústria marítima, trabalha para melhorar a eficiência energética e reduzir as emissões de gases de efeito estufa no transporte internacional.
Localizado na Holanda, Roterdã não é apenas um importante centro de transbordo, mas também o maior porto da Europa – em 2018, movimentou 468 milhões de toneladas de carga somente em Roterdã.