De olho no maior mercado para calçados do mundo, cerca de 30 marcas brasileiras participam em fevereiro das feiras FN Platform (Las Vegas), Playtime (Nova Iorque), Sole Commerce (Nova Iorque) e Atlanta Shoe Market (Atlanta). O roteiro dos calçadistas faz parte do programa Brazilian Footwear, mantido em parceria da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Considerado o principal consumidor de calçados do mundo, com consumo per capita de mais de 7 pares por ano, os Estados Unidos são o principal destino do calçado brasileiro no exterior. No ano passado, os norte-americanos importaram 12 milhões de pares verde-amarelos, que geraram US$ 197,5 milhões, altas de 10,5% em volume e de 18,4% em receita no comparativo com 2018.
A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Ruisa Scheffel, avalia que existe um otimismo dos calçadistas com a participação, mesmo com o arrefecimento da guerra comercial instalada entre Estados Unidos e China, que favoreceu o calçado brasileiro ao longo de 2019. “Os Estados Unidos representam um mercado bastante complexo para o calçado, que deve ser trabalhado de forma customizada, de acordo com a estratégia e maturidade de cada marca. A ideia de fazer o circuito de feiras, pela primeira vez, é justamente trabalhar as marcas de acordo com cada necessidade, pois são mostras que atendem regiões e nichos diferentes”, explica Ruisa, ressaltando que o Brasil “voltou ao radar das grandes marcas norte-americanas”.
O circuito dos calçadistas e suas marcas se inicia em 5 de fevereiro com a participação de 23 marcas na FN Platform, em Las Vegas, que no ano passado gerou US$ 3,7 milhões em negócios. A segunda parada é na Playtime, em Nova Iorque, feira focada no mercado infantil, não somente no segmento calçadista. Também na metrópole norte-americana, ocorrerá a participação na Sole Commerce, entre os dias 11 e 13 de fevereiro. A mostra tem foco no segmento de calçados femininos de maior valor agregado e acontece simultaneamente à Coterie (vestuário) e à Children’s Club (infantil), a última com participação da Klin.
Encerrando o circuito de feiras nos Estados Unidos, 15 marcas participam na Atlanta Shoe Market, de 15 a 17 de fevereiro, em Atlanta, uma mostra regional em franco crescimento e exclusiva de distribuidores.