As oportunidades de negócios entre Brasil e Espanha foram discutidas durante o Encontro Empresarial, promovido pelo órgão de promoção de exportações e investimentos espanhol (ICEX – España Exportación e Inversiones) do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo espanhol.
O programa econômico do Governo é amplo, é ambicioso, mas é o caminho possível para proporcionar crescimento e gerar emprego e renda para o Brasil”, disse, o secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Pacheco dos Guaranys
Guaranys pontuou avanços obtidos ao longo de 2019, como a aprovação da reforma da Previdência, o encaminhamento de outras importantes propostas de emenda à Constituição como a PEC Emergencial, a PEC do Pacto Federativo e a PEC dos Fundos, e as que estão por vir, como a Administrativa e a Tributária. Ações que deixaram uma boa impressão aos espanhóis.
A vice-ministra de Comércio da Espanha e presidente do ICEX, Xiana Méndez, ressaltou a importância do Brasil para a economia espanhola e parabenizou o Brasil pela reforma da Previdência e demais iniciativas em curso.
Estamos otimistas e certamente vamos identificar muitas oportunidades de negócios e de colaboração entre os dois países. O contexto está muito favorável” afirmou a vice-ministra.
Já o titular da Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Marcos Troyjo, enfatizou, dentre os novos paradigmas do atual Governo, a abertura comercial brasileira e o foco nas privatizações. Ele citou ainda a Lei da Liberdade Econômica, que contribuirá para diminuir a complexidade do ambiente de negócios no país.