O presidente Jair Bolsonaro usou a fala na abertura do Fórum de Investimentos Brasil 2019 para reforçar as oportunidades de negócios e reformas estruturantes do país. Ele elogiou medidas econômicas, citou a necessidade do desengessamento das legislações brasileiras e as potencialidades da região Norte. “A Amazônia é do Brasil. Iremos unir preservação ambiental com o progresso e iremos explorá-la de forma sustentável”.
Ao lado de vários ministros, o presidente destacou a atuação e autonomia da sua equipe na condução da política governamental e disse que “é bom trabalhar com pessoas que têm capacidade de antecipar problemas”.
Já para o ministro da Economia, Paulo Guedes, que também integrou a mesa de abertura, “a sociedade brasileira está traçando uma nova trajetória, com Poderes independentes. Temos aprovado reformas importantes e acordos comerciais que estavam parados há vários anos”. O Ministro destacou o recente acordo sobre cessão onerosa do petróleo “que aconteceu com apoio de diversas instituições”.
Oportunidade de negócios
Nesta terceira edição do fórum o objetivo é apresentar a investidores estrangeiros as oportunidades de negócios em setores estratégicos da economia brasileira, como infraestrutura, energia, agronegócio, tecnologia e inovação. O evento é organizado pelo governo brasileiro, por meio da Apex-Brasil, e dos ministérios de Economia e das Relações Exteriores, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Durante o fórum, medidas econômicas e melhorias no ambiente de negócios, como a reforma da Previdência e a Lei da Liberdade Econômica, serão apresentadas como atrativo para os investidores estrangeiros, de forma a gerar lucro e empregabilidade.