De acordo com o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, o aço brasileiro não será sobretaxado pelos Estados Unidos. Segundo o líder do executivo nacional, o assunto teria sido resolvido em um telefonema de 15 minutos com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
No dia 2 de dezembro, Trump, acusou o Brasil e a Argentina de desvalorizarem suas moedas de forma “maciça” e anunciou que pretendia impor tarifas sobre importações de aço e alumínio de ambos os países.
A informação gerou uma repercussão negativa no setor e houve cobrança do atual governo brasileiro, que tem buscado aproximação com os americanos.
Bolsonaro disse que na conversa telefônica, entendeu entendo o que Trump pretendia fazer e deu mil para que ele se convencesse e decidisse que não irá sobretaxar o aço e o alumínio brasileiro.
Da parte do presidente Trump houve manifestação nas redes sociais sobre o telefonema, mas sem citar especificamente o tema do aço e do alumínio. “Acabei de ter uma ótima conversa ao telefone com o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. Discutimos vários assuntos, incluindo comércio. A relação entre EUA e Brasil nunca esteve tão forte”, escreveu o americano.
Just had a great call with the President of Brazil, @JairBolsonaro. We discussed many subjects including Trade. The relationship between the United States and Brazil has never been Stronger!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) December 20, 2019