Blank Sailing é um termo do Comércio Exterior utilizado por armadores para informar o cancelamento de uma escala em um determinado porto, ou de um serviço nos demais portos previstos na rota de viagem do navio.
De acordo com o Diretor Comercial da Ethima Logistics, Rafael Schneider, os serviços realizados por navios nos portos são semanais, porém, dependendo das circunstâncias, podem pular uma semana ou 15 dias.
Os serviços oferecidos pelos armadores seguem uma sequência de escalas pré-definidas como por exemplo: Manzanillo> Port of Spain> Manaus> Vila do Conde> Cartagena> Manzanillo. Quando encerrado este circuito, o navio finaliza uma viagem e inicia-se uma nova e assim sucessivamente.
“No Brasil geralmente utilizamos a expressão “omissão de navios” ou “omissão de portos” para informar que um navio deixará de atracar em um determinado porto da escala, ou ainda, que não haverá a saída do navio naquela determinada semana, o que implica no processo logístico”, explica.
Por que os cancelamentos ocorrem?
Segundo Schneider, os cancelamentos podem ocorrer por questões comerciais, quando a demanda por espaço no navio é baixa. “Os armadores realizam o cancelamento com o objetivo de acumular cargas para o navio seguinte. Com os navios cheios, os armadores garantem que os valores dos fretes marítimos permaneçam elevados”, esclarece. Esta situação é comum nos dois primeiros meses do ano na China, quando as fábricas interrompem suas produções devido aos feriados.
Fatores operacionais como greves ou tempestades, que impossibilitem a atracação do navio, também são alguns dos motivos para que ocorra o Blank Sailing.
As consequências do Blank Sailing
Quando o cancelamento de uma escala em um determinado porto ocorre, a carga será reprogramada para embarcar na próxima partida disponível.
No entanto, os atrasos no processo logístico podem trazer prejuízos financeiros para importadores, exportadores e clientes finais.
Como não se pode evitar a ocorrência do Blank Sailing, já que é uma dinâmica do mercado, o recomendável, para diminuir os problemas, é que o importador ou exportador trabalhem com margem de dias, para o caso de imprevistos.