Após manter restrições rígidas no setor de transporte aéreo, a Argentina cogita antecipar o retorno dos voos comerciais. De acordo com informações da agência de notícias Bloomberg, as viagens internacionais podem ser autorizadas até agosto. A medida teria como base a queda nas taxas de infecção em diferentes locais do mundo. Para esse primeiro momento, são avaliados alguns destinos europeus.
Em abril, o governo argentino anunciou que as companhias aéreas só poderiam vender passagens a partir de setembro. Porém, segundo a Bloomberg, está sendo analisada a possibilidade de antecipar voos, restringindo a capacidade de passageiros em 70%.
Projeções para os voos domésticos
Em relação aos voos domésticos, a previsão é que eles sejam retomados a partir da segunda quinzena de julho. Contudo, operações em Buenos Aires só devem reiniciar a partir de agosto. Atualmente, os casos de Covid-19 na Argentina se concentram na capital e arredores. Na última quarta-feira (10), por exemplo, dados do Ministério da Saúde apontavam que 95% dos 1.141 casos relatados estavam concentrados na província de Buenos Aires.
Segundo fontes do Ministério dos Transportes ouvidas pelo jornal argentino Clarín, no retorno, as operações devem se concentrar no Aeroporto Internacional de Ezeiza. Isso porque o Aeroporto Aeroparque Jorge Newbery está fechado para obras e El Palomar, antiga base militar, permanece indefinido.
Um cronograma de voos comerciais regulares está sendo organizado junto à Aerolíneas Argentinas, principal companhia aérea do país. As frequências não serão iguais às adotadas antes da pandemia, mas a intenção é que as operações ocorram com regularidade.
Leia também:
Corona Around The World: Argentina
Aeroporto de Florianópolis recebe avião cargueiro de quase 400 toneladas
Clique aqui e receba as notícias do OMDN diretamente no WhatsApp.