Publicidade
OMDN
  • Notícias
  • Freetime
  • Colunistas
  • Comexpedia
No Result
View All Result
OMDN
  • Notícias
  • Freetime
  • Colunistas
  • Comexpedia
No Result
View All Result
No Result
View All Result
OMDN
Home Especiais
in Especiais, Notícias, Principal

Agentes de cargas e (o seu) sistema nervoso

Profissionais são essenciais no processo logístico de cargas internacionais

11/11/2020 - 13h00min
Agentes de cargas e (o seu) sistema nervoso

O agente de cargas está para o comércio internacional assim como o SNP (Sistema Nervoso Periférico) está para o corpo humano. Explicamos: neste conjunto de sistemas que funcionam concomitantemente, cabe a essa magnífica estrutura levar informações aos nervos e gânglios, garantindo que todos os membros e plexos vitais se comuniquem de forma harmônica.

Ao realizar qualquer tarefa, o cérebro dispara comandos e ativa neurotransmissores. Para que possamos realizar uma ação, como controlar os batimentos cardíacos ou dilatar as pupilas, o sistema nervoso precisa enviar e receber informações a fim de que o conjunto funcione adequadamente.

Ora, do mesmo modo, o agente de cargas internacional tem como principal responsabilidade levar uma carga de um ponto A para um ponto B, ou seja, movê-la da origem para o destino escolhido.

Nesta série operacional, ele é responsável por estabelecer a comunicação com os outros participantes do processo logístico internacional. É conhecido como o “arquiteto do transporte” e dá forma e ritmo necessários para que a mercadoria chegue ao ponto final da melhor maneira possível.

Funções vitais do agente de cargas internacional

Segundo Rafael Schneider, Diretor da Ethima Logistics, “o agente de cargas internacional possui uma rede de profissionais espalhada por todo o mundo. Isso possibilita a coleta de qualquer mercadoria em qualquer lugar do globo. Além da coleta de mercadoria, essa expertise possibilita negociações diferenciadas com armadores e companhias aéreas no valor do frete, consolidação de cargas, free time de demurrage e detention ”.

Neste momento, seus nervos oculares se movimentam ao ler esta matéria. Suas pupilas de contraem e dilatam conforme a necessidade de mais ou menos claridade. Totalmente regidas pelo sistema nervoso e se utilizando de forma inteligente da sua energia vital.

Assim, também caberá ao agente de cargas organizar e viabilizar a logística internacional, obtendo o melhor custo benefício para o transporte da carga até o destino.

Publicidade

Este profissional deve ser considerado como uma extensão da empresa. Ele é o responsável pelas negociações e operacionalização da logística. “Clientes que ainda não mudaram seu conceito e que não entenderam que o segredo do agenciamento não está apenas no preço e sim em garantir a melhor escolha de armador (ou companhia aérea) e serviço, sofrem muito com a falta de espaço, revisão na tarifa após o fechamento do embarque, rolagem de carga e morosidade no contato entre o exportador e agente no país de origem” – salienta Schneider.

Economia de energia vital x agente de cargas internacional

O processo de importação e exportação internacional é repleto de burocracias e regulamentos. Muitas empresas que têm esse processo como uma peça-chave no seu funcionamento, optam por fazer parceria com um agente de carga, pois este profissional deve preparar e cuidar de todos os documentos necessários para o envio internacional, avaliando os documentos prontos – incluindo Invoice e o Bill of landing.

Vantagens garantidas pelos agentes de cargas:

  • Preparar cotações de preços;
  • Informar sobre os valores de frete, seguro e manejo de carga assim como documentos especiais.

Responsabilidades dos agentes em entregas internacionais por terra:

  • Organizar o envio com seus veículos próprios ou terceirizados;
  • Prover seguro válido para os veículos (caminhões e trailers);
  • Fornecer transporte adequado com a capacidade correta;
  • Fornecer licença, autorização e pagar pedágios;
  • Fornecer informações diárias a respeito da localização dos veículos;
  • Avisar o quanto antes sobre possíveis desvios de rota ou custos adicionais.

Responsabilidades dos agentes ao carregar e descarregar cargas:

  • Escrever notificações em relação às expectativas de chegada no destino;
  • Cumprimento do prazo para carga e descarga, incluindo desembaraço aduaneiro.

Responsabilidades e obrigações dos agentes por danos no processo

Quando surgem situações em que reivindicações por danos são feitas, as obrigações do agente incluem:

  • Apresentação do CMR e do cartão permanente, que indicam a data e hora de chegada e partida do veículo transportador.
  • Apresentação das informações e documentos que atestam o cumprimento dos prazos de carga e descarga do veículo.

Com todas as vantagens de um serviço de ponta-a-ponta, ter um bom agente de cargas certamente vai economizar seu tempo e livrar você de muitas dores de cabeça. Paralelamente, trará economia de energia vital e qualidade na cadeia de transporte .

O especialista Rafael Schneider complementa: “O Regulamento Aduaneiro facilita muito esse entendimento do que é a responsabilidade do agente de carga através do Parágrafo 1º do artigo 37 do Decreto 37/66 que diz:

“O agente de carga, assim considerada qualquer pessoa que, em nome do importador ou do exportador contrate o transporte de mercadoria, consolide ou desconsolide cargas e preste serviços conexos, e o operador portuário, também devem prestar as informações sobre as operações que executem e respectivas cargas.”

Certamente, assim como toda a comunicação do sistema nervoso com seus nervos e gânglios dependem de uma regência atenta, cabe ao agente de cargas reger esta complexa cadeia de transporte. Com know-how no seu segmento e possuindo uma rede sólida no país de origem, obterá diversos benefícios como: a eficiência na operação, velocidade de informação e facilidade na resolução de possíveis travas.

Afinal, se você precisar entrar em um campo desconhecido, será interessante que o seu sistema nervoso saiba o momento ideal para contrair ou relaxar suas pupilas e não lhe deixe perdido, sem bússola, no meio da escuridão.

Leia também:

Demurrage: o que é e como evitar

Feriados Chineses – Como eles afetam a logística de transporte de cargas?

WhatsApp_OMDN_O Mundo dos NegóciosClique aqui e receba as notícias do OMDN no WhatsApp.

Tags: Agente de cargaDocumentos para ImportaçãoEthima LogisticsLogísticaRafael Schneider

Compartilhe:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Publicidade

Últimas Notícias

Internacionalização de Empresas de Tecnologia
Notícias

Internacionalização de Empresas de Tecnologia

Como saber se é o momento de transpor fronteiras e como conduzir este processo

by OMDN
26/05/2022 - 12h34min
0

Dos muitos caminhos para uma companhia de tecnologia marcar presença no exterior, um tem se mostrado cada vez mais interessante...

Read more
Movimentação de contêineres aumenta nos portos do país
Especiais

Movimentação de contêineres aumenta nos portos do país

O porto catarinense Portonave lidera o crescimento em 44% no período de comparação

by OMDN
02/05/2022 - 12h22min
0

Assim como ocorre no mundo todo, o Brasil tem visto um crescimento elevado na movimentação portuária em 2021. Até setembro,...

Read more
Como evitar multas na importação?
Especiais

Como evitar multas na importação?

Classificação equivocada ou imprecisa da mercadoria é o principal motivo de dor de cabeça na hora de importar

by OMDN
22/04/2022 - 12h35min
0

Crocs é uma marca de calçado impermeável ou de sandália de borracha? Perguntas assim podem não ter importância no dia...

Read more
Por que falta matéria-prima no mundo?
Destaques

Por que falta matéria-prima no mundo?

Escassez de contêineres se tornou causa e efeito de problemas na cadeia global de suprimentos

by OMDN
11/04/2022 - 18h26min
0

A começar por contêineres, chegando a embalagens, semicondutores e peças de reposição, o mundo todo passa por uma crise de...

Read more

Acesse+



Entenda os câmbios

Revistas

Vigésima Edição da Revista OMDN já à Disposição

Capa Revista OMDN 19 - O MUNDO DOS NEGÓCIOS

O Mundo dos Negócios – Edição 19 – já está disponível!

Capa Revista OMDN 18 - O MUNDO DOS NEGÓCIOS

O Mundo dos Negócios – Edição 18 – já está disponível!

Portal lança a nova edição da Revista OMDN

NÃO PERCA! Revista OMDN apresenta sua vigésima primeira edição

Vigésima Edição da Revista OMDN já à Disposição

Capa Revista OMDN 19 - O MUNDO DOS NEGÓCIOS

O Mundo dos Negócios – Edição 19 – já está disponível!

Capa Revista OMDN 18 - O MUNDO DOS NEGÓCIOS

O Mundo dos Negócios – Edição 18 – já está disponível!

Portal lança a nova edição da Revista OMDN

NÃO PERCA! Revista OMDN apresenta sua vigésima primeira edição

Vigésima Edição da Revista OMDN já à Disposição

Veja todas as edições
Publicidade

Colunistas

Marcelo Raupp

A Responsabilidade do Comércio Exterior

Marcelo Raupp

Marcelo Raupp

Porto Público ou Porto Privado?

Marcelo Raupp

Renata Goulart Fernandes

Exportação Direta ou Indireta?

Renata Goulart Fernandes

Claudia Fiedler

Afinal, qual a importância da NCM – Nomenclatura Comum do Mercosul?

Claudia Fiedler

Renata Goulart Fernandes

Diferenças entre vender para o Brasil e para o exterior

Renata Goulart Fernandes

Mais Lidas

Qual é o tamanho de um container?

Tipos de caminhões: conheça o Truck ou Caminhão Pesado

Porto de A a Z: conheça o Porto de Singapura

Quantos containers um navio pode transportar?

Tipos de Navios: conheça o Roll on-Roll off (Ro-Ro)

Siga-nos

  • Quem Somos
  • Contato
  • Participe
  • Catálogo Comex
  • Produtos OMDN
  • Anuncie Aqui
Next Post
Palavras Cruzadas do Comex

Palavras Cruzadas do Comex

  • Quem Somos
  • Contato
  • Participe
  • Catálogo Comex
  • Produtos OMDN
  • Anuncie Aqui
  • Home
  • Notícias
  • FreeTime
  • Colunistas
  • Comexpedia
  • Quem Somos
  • Contato
  • Participe
  • Catálogo Comex
  • Produtos OMDN
  • Anuncie Aqui
  • Revistas OMDN
  • Política de Privacidade

© 2019 - Design by Move | Code & Development by Bike