Porta de entrada para a China, o Aeroporto Internacional de Pequim-Capital tem papel representativo mundialmente. Apenas em 2018, o Beijing Capital Internacional Airport (PEK) recebeu mais de 100 milhões de passageiros. A marca fez com que ele se tornasse o segundo aeroporto mais movimentado do planeta, atrás somente do Hartsfield-Jackson, em Atlanta (EUA).
O Beijing Capital Airport está localizado no distrito de Chaoyang-Sunyi, nordeste de Pequim. Ele é um hub para a Air China, assim como para China Eastern Airlines, China Southern Airlines e Hainan Airlines. Na parte estrutural, o aeroporto conta com três terminais operacionais, sendo um exclusivo para voos domésticos. O Terminal 3, conhecido como “do Dragão”, é o segundo maior do mundo e fica a cinco quilômetros de distância dos outros dois.
Com uma movimentação de passageiros tão intensa, o Beijing Capital Airport exerce influência direta na economia chinesa. Segundo o governo, em 2017, o aeroporto contribuiu para 6,53% do PIB de Pequim, equivalente a 182,8 bilhões de renminbi. Nesse mesmo ano, ele possibilitou a criação de 731,5 mil empregos, representando 5,86% do total de postos de trabalho na capital.
História do Beijing Capital International Airport
Inaugurado em 1958, o Aeroporto Internacional da Capital evoluiu significativamente ao longo das décadas. Em 1978, o total de passageiros anual já era de 1,03 milhão.
Para atender a uma demanda cada vez maior, a estrutura passou por expansões. De acordo com o governo, desde 1965, foram sete projetos executados nesse sentido. Confira as principais intervenções realizadas ao longo das últimas décadas:
- Em 1º de janeiro de 1980, o Terminal 1 foi oficialmente colocado em operação, bem maior do que o antecessor;
- O Terminal 2 entrou em uso quase vinte anos depois, em 1º de novembro de 1999;
- A construção do Terminal 3 começou em março de 2004. Após três anos e nove meses de trabalho, o maior terminal integrado do mundo foi concluído;
- O Beijing Capital Airport se tornou o único aeroporto da região Ásia-Pacífico com três terminais, três pistas e duas torres operando simultaneamente;
- Dados dos últimos anos mostram que o aeroporto recebe 1,7 mil voos de 94 companhias aéreas. Isso faz com que Pequim esteja ligada a outras 244 cidades, em 54 países.
Novo aeroporto em Pequim
Para atender o número crescente de voos domésticos e internacionais na capital chinesa, em setembro de 2019, o PEK ganhou um “concorrente”: o Beijing Daxing International Airport (PKX). O mega-aeroporto já figura entre os maiores do mundo, com 700 mil metros quadrados. Com design pioneiro e sete pistas projetadas, o Daxing Airport está sendo apelidado de “Estrela do mar”.
O novo aeroporto leva o nome do distrito onde foi construído, Daxing, ao sul da capital. Além de Pequim, ele também serve como referência para as regiões de Hebei e Tianjin. A projeção do governo chinês é que o hub atenda até 45 milhões de passageiros ao ano até 2021. Futuramente, o intuito é que ele atinja a marca de 100 milhões de passageiros.
Clique aqui e receba as notícias do OMDN no WhatsApp.