O ano iniciou com avaliação positiva dos aeroportos brasileiros, em relação à performance dessas estruturas. A “Pesquisa de Satisfação do Passageiro e Desempenho Aeroportuário” do primeiro trimestre de 2020 alcançou 4,4 na satisfação média geral. O índice é avaliado de 1 (“muito ruim”) a 5 (“muito bom”). O resultado é praticamente igual ao do mesmo período de 2019, quando o levantamento fechou com indicador de 4,39.
A pesquisa foi realizada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura (MInfra). A avaliação envolveu 20 aeroportos brasileiros e 23.828 entrevistas, que corresponderam a 87% do fluxo de passageiros no trimestre. Como a análise englobou de janeiro a março, já eram sentidos os primeiros efeitos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) na movimentação nesses aeroportos.
Resultados individuais
O levantamento apontou que as melhores notas foram para os aeroportos de Florianópolis (SC), Curitiba (PR) e Confins (MG). O indicador geral da estrutura catarinense foi de 4,72, enquanto a paranaense teve 4,68 e a mineira 4,45. As categorias são até 5 milhões de passageiros/ano, de 5 a 10 milhões e acima de 10 milhões, respectivamente.
Segundo o MInfra, o total de avaliações positivas referentes ao conjunto dos 20 aeroportos pesquisados atingiu 92% de “bom” e “muito bom”. No mesmo período do ano passado, o percentual ficou em 90%.
Controle aduaneiro nos aeroportos
Entre os tópicos observados na pesquisa esteve o controle aduaneiro nos aeroportos, com média geral de 4,62. No trimestre, foram 1.256 avaliações sobre o item, com 87,9% de notas positivas. O melhor resultado foi o do aeroporto de Curitiba (5), enquanto os mais baixos foram os de Manaus (AM – 4,2) e Natal (RN – 4,26).
Sobre a pesquisa de satisfação
A pesquisa é realizada desde 2013 para avaliar a experiência dos passageiros em diversos itens. O levantamento leva em consideração questões de infraestrutura, atendimento e serviços. Além disso, também monitora o desempenho de diferentes processos aeroportuários, como check-in, inspeção de segurança e restituição de bagagens.
No entanto, pela primeira vez na série histórica, a pesquisa sofrerá descontinuidade em 2020. Por conta da crise provocada pela Covid-19, o MInfra informou que não haverá coleta de dados para o segundo trimestre.
Resultados gerais – satisfação do passageiro
Aeroportos acima de 10 milhões de passageiros/ano:
- Confins (MG) – 4,45
- Brasília (DF) – 4,42
- Galeão (RJ) – 4,31
- Congonhas (SP) – 4,25
- Guarulhos (SP) – 4,16
Aeroportos entre 5 e 10 milhões de passageiros/ano:
- Curitiba (PR) – 4,68
- Campinas (SP) – 4,66
- Porto Alegre (RS) – 4,55
- Fortaleza (CE) – 4,39
- Santos Dumont (RJ) – 4,34
- Salvador (BA) – 4,31
- Recife (PE) – 4,23
Aeroportos com até 5 milhões de passageiros/ano:
- Florianópolis (SC) – 4,72
- Vitória (ES) – 4,53
- Manaus (AM) – 4,42
- Maceió (AL) – 4,41
- Natal (RN) – 4,40
- Goiânia (GO) – 4,38
- Cuiabá (MT) – 4,26
- Belém (PA) – 4,21
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