Com o objetivo de intensificar o acesso de micro e pequenos negócios ao comércio exterior, o Sebrae/SC promove uma série de eventos no estado para estimular os empresários a iniciar as relações internacionais. Para isso, o Circuito Catarinense de Internacionalização dos Pequenos Negócios oferece palestras gratuitas com convidados do Sebrae, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e do Banco do Brasil. Na região Sul, o evento será em Tubarão, no próximo dia 26 de agosto.
No Circuito de Internacionalização, os empresários poderão fortalecer seus empreendimentos e desmistificar o acesso de micro e pequenos negócios ao comércio exterior. O evento traz assuntos como exportações, importações, inteligência de mercado, fontes de financiamento, formas de pagamento, seguro de crédito e promoção comercial no exterior.
Nos últimos anos, vem crescendo a participação de micro e pequenos negócios catarinenses em operações internacionais. Em 2017, as microempresas representavam 5,42% do total de operações e as pequenas, 18,07%. No ano seguinte, os números passaram para 5,49% e 23,60%, respectivamente. Ao mesmo tempo, a participação de MEIs passou de 1,21% para 2,50%, segundo a Análise de Comércio Internacional Catarinense, de 2017 e 2018, da Fiesc.
“Se abrir para o mercado internacional é de extrema relevância para a economia do estado e a inovação dos pequenos negócios. O Circuito pretende fortalecer isso, incentivando empresários e facilitando o processo de internacionalização”, explica o gerente de Atendimento Empresarial do Sebrae/SC, Douglas Luis Três.
Em Tubarão, o evento será na Faculdade de Tecnologia Senac. A analista de atendimento da Gerência Regional Sul do Sebrae/SC, Renata Goulart Fernandes, afirma que “é um evento que vem para a região para desenvolver a cultura exportadora nas micro e pequenas empresas do Sul, envolvendo a Amurel, Amrec e Amesc com o objetivo de mostrar para o micro e pequeno empreendedor que, sim, ele tem possibilidade de alcançar novos mercados através da exportação e mostrar para ele quais são as entidades e instituições que podem apoiar nesse processo”.
Ela lembra, ainda, que as exportações trazem diversos benefícios para as empresas, pois diversificam o mercado de atuação, melhoram a qualidade do produto, auxiliam para alcançar novas exigências do mercado e melhoram e aumentam a capacidade produtiva.
“Sobre o Sul catarinense, o diferencial em relação aos outros locais onde também vão ocorrer o Circuito de Internacionalização é que a nossa região não tem um número tão grande de empresas inseridas no mercado externo, como acontece no Norte do estado, na Grande Florianópolis. Então, a ideia é promover o acesso de micro e pequenos negócios ao comércio exterior “, destaca Renata.
Inscrições e números
O Circuito de Internacionalização é voltado para Microempreendedores Individuais (MEIs) e micro e pequenas empresas da região Sul do estado. As inscrições são gratuitas.
Leia também…
Como pequenas e médias empresas podem exportar