Iniciam nesta segunda-feira (22) rodadas de negócios internacionais voltadas exclusivamente ao setor de alimentos e bebidas do país. O “Business Connections Brazil: Food & Beverage” será realizado, pela primeira vez, de forma on-line, estendendo-se até sexta-feira (26). O evento é voltado a micro, pequenas e médias empresas brasileiras e compradores externos, principalmente da América Latina, Estados Unidos, Canadá, Índia e Emirados Árabes.
As rodadas de negócios ocorrem de forma 100% virtual, em reuniões individuais “B2B” entre empresas fornecedoras e compradores internacionais. A iniciativa, proposta pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), é executada em conjunto com a Apex-Brasil, CNI, Sebrae, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Economia e Mapa.
Segundo os organizadores, essa edição inaugural do BCB: Food & Beverage, como também é conhecido, faz parte de uma parceria histórica para promover o comércio internacional no momento de retomada da economia brasileira. O cadastro para fornecedores já foi encerrado, mas as inscrições para as transmissões ao vivo seguem abertas no site Connectamericas. Entre os temas que serão discutidos está a indústria de alimentos e bebidas em si, exportações e mercados estrangeiros.
Papel dentro das exportações brasileiras
As micro, pequenas e médias empresas têm papel importante nas exportações brasileiras, representando 70% das operações, segundo o Sebrae. Desse montante, mais de 40% são micro e pequenas, respondendo por US$1,2 bilhão em vendas externas em 2018.
A rodada virtual é um dos desdobramentos da Connectamericas.com. A plataforma de negócios gratuita foi criada pelo BID para apoiar mais de 300 mil empresários nas negociações internacionais.
Confira a agenda do “BCB: Food & Beverage”:
22/06 – Segunda-feira
- 10h – Abertura BCBrazil: A Indústria de Alimentos e Bebidas no Mundo Pós-Coronavírus
Opening Remarks: Morgan Doyle, representante do BID no Brasil
Fabrizio Opertti, gerente de Integração e Comércio do BID (moderador)
Sergio Segovia, presidente da Apex-Brasil
Carlos Melles, diretor-presidente do Sebrae
Carlos Eduardo Abijaodi, diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI
Orlando Ribeiro, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)
Glenda Lustosa, subsecretária de Facilitação de Comércio Exterior e Internacionalização do Ministério da Economia - 14h – #Mercado: Golfo Árabe
Apresentado por João Paulo Paixão, Head of Dubai Chamber International Office – Brazil
23/06 – Terça-feira
- 11h30min – #Mercado: Índia (webinar em inglês)
Apresentado por Rajbir Singh, managing diretor – Aska Beverages Pvt Ltd - 14h – #Blockchain: canais de confiança que diminuem fronteiras
Apresentado por Carlos Henrique Duarte, blockchain Leader for LA – IBM
24/06 – Quarta-feira
- 14h – #Mercado: O futuro da relação EUA-Brasil
Apresentado por: Renata Vasconcellos, senior Policy Director – Brazil-U.S Business Council;
Leonardo Abranches, Government and Corporate Affairs Advisor – Brazil-U.S. Business Council;
Vera Kanas, sócia da Tozzini Freire Advogados
25/06 – Quinta-feira
- 14h – #Mercado: Exportação Indireta
Apresentado por Rita Campagnoli, presidente do Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEx).
26/06 – Sexta-feira
- 14h – #Financiamento: Como o Banco do Brasil pode apoiar suas vendas no exterior
Apresentado por Paulo Eduardo da Silva Guimarães, gerente executivo na Unidade de Comércio Exterior do Banco do Brasil.
Clique aqui e receba as notícias do OMDN diretamente no WhatsApp.