O Peiex é o Programa de Qualificação para Exportação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) criado para ajudar empresas a ingressarem no mercado internacional. Independente do segmento ou número de funcionários, o empreendedor que participa do programa recebe acompanhamento desde os primeiros passos a fim de que primeira exportação seja feita de forma segura.
Desenvolvido em vários estados brasileiros, em Criciúma o Peiex tem como sua entidade executora a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) em convênio realizado com o Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais (Genint). A sede atende a todas as cidades do sul de Santa Catarina e tem como objetivo atender 100 empresas localizadas na Amrec (Região de Criciúma), Amesc (Região de Araranguá) e Amurel (Região de Tubarão) até 2021.
Primeiramente é feita uma análise da empresa, identificando quais pontos devem ser adequados, acrescentados ou retirados para que o produto tenha mais chances de competir no mercado externo. Posteriormente são passadas outras informações que serão importantes para continuar no processo de expansão de mercado e, para acrescentar no aprendizado, além do acompanhamento feito pelos técnicos do Núcleo também participam empresários que compartilham suas experiências por meio de oficinas de qualificação, que podem ser de forma coletiva ou individual. Todo esse processo é feito de forma gratuita.
Para o coordenador Institucional do Núcleo Operacional do Peiex em Criciúma, Júlio César Zilli, um programa como esse também colabora para o desenvolvimento socioeconômico da região. “Uma vez que as empresas se qualificam para exportar e se fortalecem no mercado, a possibilidade de crescimento é muito grande e consequentemente isso irá gerar mais emprego e renda” alega.
Oportunidade de crescimento
Tatiane da Rosa Albino tem uma empresa de cintas modeladoras desde 2017. No ano passado vendeu algumas unidades para o exterior de forma independente e a partir daí percebeu que poderia expandir seu negócio, mas precisaria de um acompanhamento profissional.
Começamos timidamente a realizar exportação direta ao consumidor final, em 2018. Desde então, realizei pesquisas sobre possíveis iniciativas e formas de otimizar nossa ponte com o mercado externo. Tive conhecimento do Peiex por meio do site da Apex Brasil onde ao ler o projeto percebi que nossa organização se enquadraria perfeitamente no perfil da qualificação” relata.
Assim que soube que teria uma extensão do projeto em Criciúma, ela entrou em contato e logo recebeu a visita de uma técnica do programa. “Na primeira entrevista vibrei muito em ver que realmente esse processo alavancaria nossa expansão. Estávamos em fase de selecionar um país estratégico para estruturar nosso centro de distribuição, então o direcionamento e a riqueza de informações que recebemos está nos dando segurança para alcançarmos nossos próximos passos” completa.
Quem tiver interesse em participar do programa pode entrar em contato pelo telefone (48) 3431-4516 ou pelo e-mail peiex.criciuma@unesc.net.
Leia também…
Acesso de micro e pequenos negócios ao comércio exterior