O Custo-Brasil na logística de transporte foi tema de um dos painéis do Enaex 2019. O diretor-geral da Antaq Mario Povia afirmou, que o setor portuário pode esperar da agência maior segurança jurídica e estabilidade regulatória. “Nossa intenção é buscar segurança para os investimentos e criar um ambiente de transparência no setor”, destacou.
Povia elencou alguns desafios estruturais, entre eles, a concessão e privatização de portos estratégicos, políticas públicas de incentivo ao comércio exterior e à utilização do modal aquaviário, além do equilíbrio das contas das autoridades portuárias.
O diretor também defendeu o desenvolvimento da cabotagem e da multimodalidade.
É preciso pensarmos em soluções logísticas, que deem racionalidade a essas operações”, disse.
Já o secretário de Estado de Transportes Delmo Manoel Pinho ressaltou a importância de privatizar a Companhia Docas do Rio de Janeiro. “Há diversas áreas do Porto do Rio que também já poderiam ter sido arrendadas há anos, mas um procedimento licitatório de acordo com as normas do governo é mito complicado. O Rio será massacrado por portos da iniciativa privada de Santos e Espírito Santo se não avançarmos nisso”, reforçou.
O secretário também argumentou que, embora o investimento privado seja fundamental, ele não é o principal financiador dos investimentos estruturais. “Defendemos as concessões, mas temos que mirar que daqui há alguns anos o Brasil terá que colocar investimento público pesado em infraestrutura”.
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