As exportações brasileiras de implementos rodoviários em 2018 foram de 4,1 mil unidades, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes (Anfir). Deste total, cerca de 700 (ou 17%) foram negociadas pela Librelato, empresa catarinense fundada em Orleans há 50 anos. Este resultado bateu o recorde de exportações, com 40% de crescimento em comparação com o ano anterior, e levou os produtos para o Paraguai, Chile, Uruguai e Bolívia. O desempenho no exterior chega a ser superior ao market share conquistado no mercado interno que é de 13%.
De acordo com o CEO da Librelato, José Carlos Sprícigo, em 2019 a empresa está abrindo novos mercados na América do Sul por meio do MoveBrazil, Programa de Internacionalização da Indústria de Implementos Rodoviários da qual a Librelato faz parte. O Programa foi lançado há três anos e conta com organização da Anfir e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
As exportações foram extremamente importantes para nossos resultados nos últimos anos, pois durante a retração do mercado interno esta atividade nos ajudou a manter um ponto de equilíbrio. Em 2017, registramos aumento de 37% nas vendas externas em relação a 2016, o que mostra um crescimento contínuo nesta área”, avalia o CEO.
Sprícigo atribui a expansão das vendas, tanto no mercado interno como externo, à retomada das compras por parte dos transportadores e empresários, além do aumento da procura por implementos com mais qualidade e eficiência. Os equipamentos mais vendidos foram os modelos graneleiro, basculante, tanque, florestal e furgão lonado, enquanto os segmentos líderes de compras foram o agrícola, de construção, florestal e de bebidas.
Librelato se preparou para o mercado externo
Os resultados da Librelato não foram obtidos ao acaso. A empresa tem uma história de 50 anos, e desde o início desta década (muito tempo antes da crise), a empresa vinha trabalhando para atender o mercado externo com produtos e serviços mais eficientes. O mercado sul-americano foi a prioridade em função das similaridades com o Brasil. Os investimentos de 3% da receita operacional em inovação e tecnologia também contribuíram para se destacar e conquistar espaço.
“Há alguns anos, a indústria de implementos como um todo vem se modernizando e especialmente a Librelato deixou de construir equipamentos baseados na força e no peso, para combinar tecnologias leves e ao mesmo tempo robustas para entregar alta produtividade aos clientes. Tudo isso exige investimentos em modernização e desenvolvimento de produtos, além de expertise no setor”, explica.
A Librelato está projetando crescimento de 20% para o mercado de caminhões em 2019. “Com base nessas projeções e em sinais de recuperação econômica no País, estamos planejando a ampliação de nossa atuação no mercado e devemos superar o excelente resultado de 2018. Além disso, existe uma consolidação da marca no exterior, o que gera cada vez mais negócios, oportunidades e confiança”, conclui Sprícigo.