Os principais armadores, gerentes, portos, bancos e embarcadores prometeram tornar viáveis até 2030 as rotas marítimas com navios de emissão zero e alcançar a despoluição do transporte marítimo. O compromisso foi assumido durante a Cúpula de Ação Climática das Nações Unidas, em Nova York. A Coalizão ‘Getting to Zero‘ (Chegar ao Zero) reune entre seus mais de 70 membros gigantes do mercado como Maersk, Shell, Cargill e Trafigura.
A ambição da Coalizão está alinhada com a Estratégia Inicial da Organização Marítima Internacional da ONU. A estratégia determina que o transporte internacional deve reduzir suas emissões anuais totais de gases de efeito estufa em pelo menos 50% dos níveis de 2008 até 2050, enquanto prossegue os esforços para eliminá-los o mais rápido possível neste século.
A Coalizão ‘Getting to Zero‘ é uma parceria entre o Fórum Marítimo Global, a Ação Amigos do Oceano e o Fórum Econômico Mundial.
“As medidas de eficiência podem apenas manter as emissões de remessas estáveis, e não as eliminar. Para dar o próximo grande passo na direção da descarbonização do transporte marítimo, é necessária uma mudança nas tecnologias de propulsão ou uma mudança para combustíveis limpos, o que implica uma estreita colaboração de todas as partes. A coalizão é um veículo crucial para que essa colaboração aconteça”, disse Søren Skou, CEO da A.P. Møller Mærsk, uma empresa que assumiu a liderança nesse campo ao prometer ser neutra em carbono até 2050.
“A descarbonização do transporte marítimo é uma tarefa enorme, sem resposta simples, mas precisa ser feita”, disse Ben van Beurden, CEO da Royal Dutch Shell.
“Para atingir a meta de zero emissões de 2050, é necessária uma mudança de paradigma: nossa indústria precisará se alinhar com os principais atores de todo o setor de energia”, disse Jan Dieleman, presidente da Cargill Ocean Transportation.
Christopher Wiernicki, presidente do American Bureau of Shipping, comentou: “O maior desafio da nossa geração – e da próxima – será a descarbonização da indústria naval”.
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