O Governo Federal pretende dobrar o percentual de transporte de carga por ferrovias nos próximos oito anos. A informação foi dada pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, nesta quinta-feira (8/8). “Com o que nós planejamos, a gente tira a participação do modo de transporte ferroviário de 15% para 29% em oito anos”, afirmou durante palestra.
Ele disse que estão sendo buscadas soluções criativas para contornar a falta de recursos e tirar os projetos do papel como este que pretende ampliar o transporte de carga por ferrovias.
Nós vamos fazer ativos sem depender de orçamento”, destacou.
Ferrovia de Integração do Centro-Oeste, que deverá escoar a produção de grãos da região, foi um exemplo citado por Freitas. O ministro disse que parte dela deverá ser construída pela mineradora Vale como contrapartida pela renovação do contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas.
Relicitação de aeroportos e estradas
Durante a palestra o ministro também comentou que vão ser preparados os modelos de acordo para encerrar os contratos das concessionárias de estradas e aeroportos que enfrentam dificuldades financeiras. O decreto que regulamenta a relicitação foi publicado na quarta-feira (7/8).
Com informações da Agência Brasil