Os últimos anos trouxeram mudanças incríveis em quase todos os setores e áreas da sociedade. O comércio internacional também se beneficiou desta ‘onda’ evolutiva. Os avanços da tecnologia têm um papel determinante neste cenário em que a forma como os negócios são feitos em um nível global precisa ser mais rápida, mais eficiente, mais confiável e simplesmente melhor.
Os profissionais que viveram o excesso de papelada ao realizar um processo e as boas idas e vindas aos órgãos públicos, certamente, valorizam ainda mais todas as mudanças advindas da tecnologia. A licença de importação e o Drawback, por exemplo, eram muito difíceis de pleitear e, principalmente, administrar.
Para a co-founder da FazComex, Sinara Bueno, um dos recentes destaques é a reformulação dos processos de exportação e importação do Portal Único Siscomex. “Embora seja um desenvolvimento tecnológico na esfera operacional do comex ela tem reflexos na evolução dos negócios internacionais”, avalia.
Com o objetivo de desburocratizar, essas mudanças prometem, por exemplo, iniciar o desembaraço aduaneiro com a mercadoria ainda em água. Outro exemplo bastante aguardado é a possibilidade de liberar apenas parte da mercadoria de um BL, além claro de unificar diferentes documentos. “Estabelecendo processos mais eficientes, harmonizados e integrados entre todos os intervenientes públicos e privados no comércio exterior, teremos mais competitividade nos negócios internacionais, algo determinante no mundo globalizado”, conclui.
Transportes
No campo prático pode-se dizer também que, mesmo de forma modesta, tivemos avanços no transporte doméstico e internacional. No século passado, ferrovias, navios, cavalos e carroças eram as principais formas de transporte. A chegada dos automóveis e caminhões, o aumento da capacidade dos trens e navios, depois os aviões, acelerou vertiginosamente o ritmo das viagens e do transporte de cargas.
Comunicações e tecnologia
Nesta área os avanços foram notáveis. Do cartão de crédito, à Internet, ao leitor de código de barras, à calculadora portátil, do telegrama ao telefone celular, invenções incríveis que mudaram completamente a maneira de fazer negócios. Hoje em dia é possível se comunicar instantaneamente com clientes a milhares de quilômetros de distância. É possível até vê-los com as chamadas de vídeo. Sem contar nos documentos que podem ser enviados e dessa forma ficam a apenas alguns cliques de distância.
Inteligência artificial
Os algoritmos também podem representar importante evolução nos negócios internacionais. A otimização de rotas comerciais, o gerenciamento de tráfego de caminhões e embarcações nos portos e a leitura de dados de pesquisa de comércio podem ser feitas utilizando Inteligência Artificial e o Aprendizado de Máquina. Ferramentas como o Global Fishing Watch já estão disponíveis para serem usadas da melhor forma nas atividades de pesca comercial. Outros setores também podem ter suporte semelhante para aprimorar as suas atividades.
Potencial global
Os avanços nas relações de transporte, tecnologia, comunicação permitem sonhar com uma expansão praticamente sem limites e barreiras físicas. As empresas internacionais podem ter suas sedes num país, fabricar seus produtos em outra nação e vende-los e muitos outras. As empresas de informática já comprovam este modelo há um bom tempo e muitos outros segmentos têm experimentado.